EPIs


Não podemos negar que, atualmente, as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti estão sendo consideradas grandes problemas de saúde pública. O mosquito agora, além da dengue, transmite também o zika vírus e a febre chikungunya.


Com o aumento considerável no número de casos de doenças transmitidas pelo mosquito, o governo brasileiro está implementando campanhas de conscientização mais impactantes e tomando outras medidas para combater a dengue de forma eficaz.
A contratação de novos agentes de combate à endemia está inclusa neste plano e, naturalmente, os profissionais que trabalham com isso todos os dias estão mais expostos ao risco de pegar a doença. Por este motivo é necessário que o agente utilize todos os EPIs e se proteja de forma adequada.
O que faz um agente de endemias?
Dentre as funções deste profissional estão:
  • Realizar a pesquisa larvária em imóveis para levantamento de índice;
  • Realizar a eliminação de criadouros;
  • Executar o tratamento focal e perifocal como medida complementar ao controle mecânico;
  • Orientar a população com relação aos meios de evitar a proliferação dos vetores;
  • Utilizar corretamente os equipamentos de proteção individual indicados para cada situação;
  • Repassar ao supervisor da área os problemas de maior grau de complexidade não solucionados;
  • Manter atualizado o cadastro de imóveis e pontos estratégicos da sua zona;
  • Registrar as informações referentes às atividades executadas nos formulários específicos;
  • Deixar seu itinerário diário de trabalho;
  • Encaminhar aos serviços de saúde os casos suspeitos de dengue;
Realizar visita domiciliar para inspeção de depósitos.


A lista abaixo, publicada pelo Ministério Público do Piauí, aponta quais são os EPIs fundamentais para os agentes de combate à dengue. Confira!
1. Máscara semifacial
Indicada durante a preparação da calda e durante as aplicações de inseticidas residuais. Deve também ser utilizada durante o manuseio de caixas de temephós e a colocação do produto em frasco. Não é necessário o uso do equipamento durante a aplicação do larvicida.
2. Máscara facial completa
Indicada para uso durante a preparação da calda e nas aplicações de inseticidas espaciais (UBV e termonebulizações).
3. Luva nitrílica
Esse tipo de luva deve ser utilizado durante qualquer atividade que envolva o manuseio de inseticidas (preparação de caldas, abastecimento de equipamentos e aplicação residual/espacial). Não é necessário o uso de luvas durante a aplicação de larvicidas.
4. Capacete de aba larga
Esse tipo de capacete deve ser utilizado durante qualquer atividade que envolva o manuseio de inseticidas (preparação de caldas, abastecimento de equipamentos e aplicação residual/espacial). Esse equipamento poderá ser substituído pela touca árabe, que fornece uma proteção maior.
5. Protetor auricular
O protetor auricular é indicado para uso durante o manuseio de equipamentos motorizados, no momento de regulagens ou na aplicação de produtos.
6. Óculos de Segurança
Esse equipamento deve ser utilizado durante o manuseio de inseticidas, durante a preparação de caldas, abastecimento de equipamentos e aplicação de inseticidas (residual/espacial).
7. Avental impermeável
O avental impermeável deve ser utilizado apenas durante a preparação de caldas e o abastecimento de equipamentos.
8. Calças e camisas de brim
Devem ser utilizadas em qualquer atividade que envolva ações de controle vetorial. Devem ser fornecidas em quantidade suficiente para permitir que o trabalhador use sempre uma peça limpa diariamente.
9. Calçados de segurança
Devem ser utilizados em qualquer atividade que envolva ações de controle vetorial. Devem ser fornecidas duas trocas anuais, o suficiente para permitir que o trabalhador use sempre uma peça limpa diariamente.